quinta-feira, 8 de abril de 2010

Desempenho escolar da desnutrição

Efeito dos problemas dos Comportamentos Alimentares nas capacidades cognitivas e no desempenho escolar
“Os transtornos alimentares podem afectar profundamente a capacidade de aprendizagem de uma criança ou jovem. Compreender como algumas das formas de um distúrbio alimentar podem afectar a função cognitiva pode ajudar os educadores a reconhecer que um aluno está com problemas. Abaixo são listadas os principais efeitos de um transtorno alimentar sobre o funcionamento cognitivo. A função cognitiva também será afectada pelo transtorno mental que frequentemente coexiste com um distúrbio alimentar, tal como a ansiedade, a depressão e o transtorno obsessivo-compulsivo.
Resumo dos resultados da investigação sobre o impacto da desnutrição nos alunos:
1. Pode ter efeitos prejudiciais para o desenvolvimento cognitivo em crianças e jovens;
2. Tem um impacto negativo sobre o comportamento do aluno e o desempenho escolar; 
3. Faz os alunos sentirem-se irritados, diminui a capacidade de concentração e atenção, diminui a capacidade de ouvir e processar informação, pode causar náuseas, dor de cabeça, e faz com que os alunos se sintam cansados e com falta de energia;
4. Faz alunos com que os alunos com doenças do comportamento alimentar sejam menos capazes de executar tarefas comparando com restantes os colegas;
5. Leva a carências de nutrientes específicos, como o ferro, que tem um efeito imediato na memória dos alunos e na capacidade de concentração; 
6. Pode fazer com que os alunos se tornam menos activos e mais apáticos, se isolem, e tenham pouco convívio social;
7. Pode prejudicar o sistema imunológico e tornar os alunos mais vulneráveis a doenças ao aumento do absentismo.

O que é Drunkorexia ?


A doença que está sendo mostrada na novela Viver a Vida pela personagem Renata interpretada por Bárbara Paz. A Drunkorexia é uma variedade da anorexia , onde as anoréxicas buscam inibir o apetite usando o álcool, mas também pode acontecer o contrário, um alcoólatra desenvolver transtornos alimentares.

 

É uma mistura de comportamentos que envolve restrição alimentar, compulsão, vômitos e o consumo excessivo de álcool. As pessoas com este tipo de distúrbio passam fome para compensar as calorias do álcool que consomem ou quando exageram na comida e no álcool provocam vômito para eliminar os excessos. Segundo pesquisadores, a drunkorexia costuma surgir em pessoas que já possuem algum trauma ou transtorno psicológico. O álcool costuma ser usado para aliviar a dor e a ansiedade causadas pela fome. A droga mais procurada por quem sofre de transtornos é o álcool.


É importante saber que um grama de álcool fornece 7 kcal, o que é quase o dobro do valor calórico de um grama de carboidrato ou proteína, perdendo somente para a gordura que possui 9kcal por grama. Algumas pessoas tem o perfil de pular refeições e fazer jejum nos dias de festa ou de encontros com amigos, para que assim possa beber à vontade, mas deve-se tomar cuidado com estas atitudes.


No Brasil não há estudos sobre a drunkorexia. Em outros países constataram que o uso de álcool entre pessoas com transtornos chega a ser maior do que entre pessoas saudáveis. Também observa-se que as chances aumentam em mulheres. De acordo com alguns psicólogos os transtornos alimentares geralmente estão relacionados com a necessidade de entorpecer alguma dor emocional. Os distúrbios são muitas vezes conduzidos por traumas de infância como abuso sexual, negligência e outras fontes de angústia mental.

Sinais de Alerta


A jovem:

Começa por manifestar uma preocupação invulgar pela sua dieta;

Lê os rótulos das embalagens para determinar o numero de calorias a ingerir;

Não come as gorduras, pão, batatas e fritos;

Arranja desculpas para não aparecer às refeições, preferindo comer no quarto;

Na escola passa o dia inteiro com um iogurte ou com uma maça;

Causa conflitos na família sempre que se recusa a comer.

Numa fase mais avançada a jovem:

Recorre aos laxativos e diuréticos;

Faz exercício físico intenso;

Tem necessidade compulsiva de emagrecer, para além dos limites do que seria razoável;

Tem uma visão distorcida da sua imagem - embora "pele e osso",continua a "ver-se" gorda;

Torna-se paranóica, chegando ao ponto de contar os grãos de arroz no prato.

Moda


Apenas uma questão de moda?

Anorexia e bulimia não são doenças da moda. As duas são disturbios, descontrole alimentar. A anorexia é uma vontade irreprimível de perder peso, olhando-se os alimentos como algo de incómodo e dispensável. A bulimia é a forma oposta, é uma apetite insaciável acompanhada de irreprimíveis ataques de fome. Após a ingestão de alimentos em excesso, as bulimicas provocam vômitos que servem para eliminar o excesso de calorias ingeridas. A anorexia nervosa é uma doença conhecida e bem caracterizada há mais de meio século. As suas causas são múltiplas e o seu tratamento é prolongado e difícil. Fatores socio-culturais, como a pressão para a magreza, constituem apenas aspectos nessaa doença.. Tudo indica que na origem da anorexia nervosa possam ser fatores genéticos, neurológicos e de desenvolvimento. Por seu lado, a bulimia tem, na grande maioria dos casos, origens psicológicas. Por isso pode se dizer que nenhuma dessas doenças é moda, como a maioria das pessoas acham. O que pode acontecer é o mundo da moda e a mídia incentiver as pessoas a quererem ser magras a ponto de ficarem doentes.

Causas



As características essenciais da Anorexia Nervosa são a recusa do paciente a manter um peso corporal na faixa normal mínima associado à um temor intenso de ganhar peso. Na realidade, trata-se de uma perturbação significativa na percepção do esquema corporal, ou seja, da auto-percepção da forma e ou do tamanho do corpo e, assim sendo, a recusa alimentar é apenas uma conseqüência dessa distorção doentia do esquema corporal.
O termo Anorexia pode não ser de todo correto, tendo em vista que não há uma verdadeira perda do apetite mas sim, uma recusa em se alimentar.
A Anorexia Nervosa é então, um transtorno alimentar caracterizado por limitação da ingestão de alimentos, devido à obsessão de magreza e o medo mórbido de ganhar peso.
Normalmente a pessoa anoréxica mantém um peso corporal abaixo de um nível normal mínimo para sua idade e altura. Quando a Anorexia Nervosa se desenvolve em numa pessoa durante a infância ou início da adolescência, pode haver fracasso em fazer os ganhos de peso esperados, embora possa haver ganho na altura.

Tratamento: Anorexia e Bulimia


O primeiro passo a seguir é reconhecer que a doente tem anorexia ou bulimia, o mais rápido possível. Depois, há que consultar ou psiquiatra ou um psicólogo, de preferência numa consulta especializada, porque estas perturbações podem levar à morte. O médico de família também deve ajudar no apoio psicológico e psiquiátrico.

Se achas que tens uma destas perturbações, podes recorrer ao GAPA (Gabinete de Apoio Psicológico e Aconselhamento). A informação é toda confidencial, e o aconselhamento será feito da forma mais rápida possível. Este passo é essencial para o tratamento.

Eis um comentário de uma bulímica de 17 anos:

“A vontade que tenho de me curar é grande (mas também já foi maior), mas a voz da Mia consegue ser superior! A realidade é que a Mia vai-me acompanhar sempre e que talvez eu nunca me vou conseguir curar, não assim, não sem uma ajuda maior!” Ela também se descreve como “ gorda, paranóica e complexada”, e também que “Já que com a Mia não deu certo que venha a Ana!” Este é um dos milhares de exemplos que podem ser encontrados na Internet.

Para quem ficou com dúvidas, as adolescentes que sofrem de anorexia e bulimia chamam-se Ana e Mia, para a anorexia e a bulimia, respectivamente, uma às outras. Este comunidade é cada vez maior, é muito oculta e não deixa entrar quem esteja contra elas.