quinta-feira, 8 de abril de 2010

Desempenho escolar da desnutrição

Efeito dos problemas dos Comportamentos Alimentares nas capacidades cognitivas e no desempenho escolar
“Os transtornos alimentares podem afectar profundamente a capacidade de aprendizagem de uma criança ou jovem. Compreender como algumas das formas de um distúrbio alimentar podem afectar a função cognitiva pode ajudar os educadores a reconhecer que um aluno está com problemas. Abaixo são listadas os principais efeitos de um transtorno alimentar sobre o funcionamento cognitivo. A função cognitiva também será afectada pelo transtorno mental que frequentemente coexiste com um distúrbio alimentar, tal como a ansiedade, a depressão e o transtorno obsessivo-compulsivo.
Resumo dos resultados da investigação sobre o impacto da desnutrição nos alunos:
1. Pode ter efeitos prejudiciais para o desenvolvimento cognitivo em crianças e jovens;
2. Tem um impacto negativo sobre o comportamento do aluno e o desempenho escolar; 
3. Faz os alunos sentirem-se irritados, diminui a capacidade de concentração e atenção, diminui a capacidade de ouvir e processar informação, pode causar náuseas, dor de cabeça, e faz com que os alunos se sintam cansados e com falta de energia;
4. Faz alunos com que os alunos com doenças do comportamento alimentar sejam menos capazes de executar tarefas comparando com restantes os colegas;
5. Leva a carências de nutrientes específicos, como o ferro, que tem um efeito imediato na memória dos alunos e na capacidade de concentração; 
6. Pode fazer com que os alunos se tornam menos activos e mais apáticos, se isolem, e tenham pouco convívio social;
7. Pode prejudicar o sistema imunológico e tornar os alunos mais vulneráveis a doenças ao aumento do absentismo.

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