quinta-feira, 8 de abril de 2010

Tratamento: Anorexia e Bulimia


O primeiro passo a seguir é reconhecer que a doente tem anorexia ou bulimia, o mais rápido possível. Depois, há que consultar ou psiquiatra ou um psicólogo, de preferência numa consulta especializada, porque estas perturbações podem levar à morte. O médico de família também deve ajudar no apoio psicológico e psiquiátrico.

Se achas que tens uma destas perturbações, podes recorrer ao GAPA (Gabinete de Apoio Psicológico e Aconselhamento). A informação é toda confidencial, e o aconselhamento será feito da forma mais rápida possível. Este passo é essencial para o tratamento.

Eis um comentário de uma bulímica de 17 anos:

“A vontade que tenho de me curar é grande (mas também já foi maior), mas a voz da Mia consegue ser superior! A realidade é que a Mia vai-me acompanhar sempre e que talvez eu nunca me vou conseguir curar, não assim, não sem uma ajuda maior!” Ela também se descreve como “ gorda, paranóica e complexada”, e também que “Já que com a Mia não deu certo que venha a Ana!” Este é um dos milhares de exemplos que podem ser encontrados na Internet.

Para quem ficou com dúvidas, as adolescentes que sofrem de anorexia e bulimia chamam-se Ana e Mia, para a anorexia e a bulimia, respectivamente, uma às outras. Este comunidade é cada vez maior, é muito oculta e não deixa entrar quem esteja contra elas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário